SOBRE

POLISSONOGRAFIA

 

A polissonografia é o exame realizado durante uma noite inteira, em uma clínica especializada, para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. Através dela pode-se quantificar e qualificar o sono do indivíduo, contribuindo para o diagnóstico de distúrbios relacionados ao sono.

Durante o sono do paciente são realizados os seguintes registros:

- Eletroencefalograma

- Eletrooculograma

- Eletromiograma submentoniano e de membros inferiores

- Fluxo respiratório 

- Ronco

- Oximetria não invasiva

- Esforço respiratório torácico e abdominal

- Eletrocardiograma 

- Vídeo Monitorização

Sensores conectados ao corpo do paciente possibilitarão a obtenção dos registros acima. Os sensores (ou eletrodos) são posicionados de maneira a permitir ao paciente movimentar-se durante o exame, não atrapalhando o sono.

O ambiente onde o exame é realizado foi adequadamente preparado para que as pessoas possam dormir. As suítes são privativas, seguras, limpas, escuras, silenciosas e mantidas em uma temperatura agradável. A cama, o colchão e o travesseiro são confortáveis. As suítes têm banheiros privativos.

Uma equipe técnica (com formação específica) acompanha o registro durante toda a noite, pronta para intervir sempre que necessário.

As estruturas físicas e humanas da Clínica do Sono são fundamentais para oferecer ao paciente o conforto e a segurança necessários para que o mesmo possa dormir em um ambiente estranho, permitindo-se assim a obtenção de um registro polissonográfico de qualidade. 

Procedimentos para a realização da posissonografia:

O paciente chega ao laboratório de sono onde é recepcionado pelo técnico. Este profissional deverá realizar uma entrevista pré-exame e conectar os eletrodos ao paciente. O paciente será então encaminhado para o quarto onde irá dormir e as luzes serão apagadas, iniciando-se assim o registro polissonográfico.

As informa ções coletadas do paciente são transmitidas para uma central de monitorização e devidamente registradas.

Na central de monitorização, situada em uma sala ao lado, a equipe técnica com formação específica acompanha o registro durante toda a noite, pronta para intervir quando necessário.

Todos os sons e movimentos do paciente podem ser registrados através de um sistema de videomonitorizaçao infravermelho que permite a filmagem na escuridão total. . 

Durante a noite inteira a equipe técnica permanece atenta a tudo que possa ocorrer, como por exemplo, desconexão de eletrodos ou atendimento das necessidades dos pacientes. 

Pela manhã, encerra-se o registro, são retirados os eletrodos, realizada uma entrevista pós-exame, o paciente recebe o café da manhã e então é liberado. Caso deseje poderá tomar banho logo que acordar, pois são fornecidos sabonete, shampoo e toalhas.

O café da manhã e os materiais para higiene pessoal são cortesia da Clínica do Sono.

Os registros serão posteriormente analisados por um médico (com formação em Medicina do Sono) e o laudo será emitido.

A polissonografia é o exame considerado padrão ouro para o diagnóstico dos distúrbios do sono dentre os quais a SAHOS.

 

INDICAÇÕES DE POLISSONOGRAFIA

 

A polissonografia é o exame considerado ideal para o diagnóstico, sendo útil também para o acompanhamento do tratamento e seguimento de pacientes com distúrbios do sono tais como:

 

1. Distúrbios respiratórios durante o sono

- Ronco

- Apnéia do Sono 

- Síndrome de Aumento de Resistência das Vias Aéreas Superiores

 

2. Sonolência Diurna Excessiva

- Narcolepsia

- Hipersonia Idiopática ou recorrente

 

3. Instalação de CPAP ou BIPAP (aparelhos geradores de fluxo aéreo usados no tratamento de alguns casos de apnéia do sono

 

4. Monitorização do Tratamento da Apnéia do Sono

 

5. Diagnóstico de situações específicas que podem ocorrer durante o sono: 

- Distúrbios do ritmo cardíaco 

- Elevações da Pressão arterial

- Hipoxemia noturna

 

6. Distúrbios de comportamento que ocorrem durante o sono:

- Sonambulismo

- Bruxismo

- Distúrbio de Comportamento do Sono REM

- Epilepsias

 

7. Síndrome das Pernas Inquietas e Movimentos Periódicos dos Membros

 

8. Insônia.

 

TESTE DE LATÊNCIAS MÚLTIPLAS DO SONO 

 

O Teste de Múltiplas Latências do Sono consiste em cinco registros polissonográficos durante o dia. A cada duas horas o paciente é solicitado a deitar-se em um ambiente escuro e silencioso e tentar adormecer pelo período de 20 minutos após o qual ele será acordado.

 

Trata-se de um exame especialmente importante para avaliação da média das latências do sono REM. A latência média encontra-se encurtada nos casos de Sonolência Excessiva Diurna, podendo ser útil no diagnóstico da narcolepsia.

 

 

TESTE DE MANUTENÇÃO DE VIGÍLIA

 

 

É realizado ao longo do dia, em quarto escuro, onde o paciente permanece sentado em poltrona confortável, por 5 ciclos de 20 minutos cada, nos quais ele é orientado a resistir à sonolência e não dormir. O registro da atividade elétrica do cérebro, dos músculos e dos movimentos dos olhos mostrará se o paciente conseguiu permanecer acordado. O técnico observa os registros em tempo real, para garantir sua qualidade.

 

 

 

ESPIROMETRIA

 

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar.

Trata-se de um exame não invasivo e indolor, porém em raras situações de potencial risco para o paciente devido às manobras forçadas ou quando a situação do paciente possa comprometer o resultado do exame.

O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

Passo a passo do exame:

 

Um profissional orienta o paciente sobre as etapas que devem ser feitas durante o teste. Mas em linhas gerais, funciona da seguinte maneira :

Sentado, o paciente deverá respirar através de um bucal conectado ao espirômetro. Como não se pode desperdiçar o ar que o paciente está respirando, uma presilha de borracha tapará o nariz enquanto o paciente respira pela boca.

O técnico pode pedir:

 

Respirar tranquilamente por algum tempo.

Encher o peito completamente.

Assoprar com o máximo de força e rapidez possível, até que o técnico peça para você repetir o processo.

O paciente deverá repetir o assopro pelo menos 3 vezes.

Provavelmente também será necessário assoprar lentamente algumas vezes.